terça-feira, 2 de junho de 2015

Texto pós estreia Saltimbancos Projeto CrerSer 31/10/2014

Matei trabalho hoje, estou de ressaca. Nunca senti uma ressaca tão boa, ressaca de estréia, ressaca de parto.
 Ontem o Projeto Crer-Ser apresentou um grande espetáculo. Um espetáculo de união, de valorização, de protagonização. Muito mais que o musical em si, Os Saltimbancos de Chico Buarque, ontem aconteceu algo próximo a um milagre, uma magia, uma peste diria Artaud. 
Ontem São Lourenço provou que é um celeiro de artistas adormecidos por falta de oportunidade e união.
 E foi o Chico mesmo quem disse "Todos Juntos Somos Fortes", e assim se fez. 
E esse foi o nosso lema. 
Com aproximadamente 500 espectadores num espaço de 300 lugares, claro que muita gente não conseguiu assistir, mas ouviu e sentiu a energia vibrante que encheu o lugar! Ontem foi dado um grito, um apelo, quase um feitiço... 
Minha querida cidade É PRECISO VALORIZAR NOSSA ARTE, precisamos de espaço, de fomento, de UNIÃO. 
Ontem fizemos uma REVOLUÇÃO! Cada uma das 70 pessoas (em media) envolvidas naquele ritual de passagem (porque sim, a ARTE em nossa comunidade DEBUTOU), cada criança, cada professor, cada colaborador, se transformou internamente. Havia um senso comum: todos foram protagonistas, todos foram os mais importantes. 
Aprendi que ser mais um protagonista do coletivo é muito mais legal que ser a unica, 
Aprendi que é preciso sim defender o que se acredita, mesmo quando isso não for confortável. Aprendi que transformar o coração de uma criança e ver em seus olhos o orgulho, de si mesmo, e de seu todo, brilhando estonteante, é a mais preciosa retribuição que um educador pode sonhar. Mostramos que não há diferença que separe, que não há expressão que não se una, que quando se tem amor tudo é mesmo possível. 
Hoje eu acordei de ressaca, de uma ressaca que nunca mais eu vou sentir, a ressaca do primeiro milagre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário